sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Réveillon



Estava pensando sobre o significado da palavra Reveillon. Então fui ao novo e mais moderno “Pai dos Burros”, o Google, e ele me respondeu o seguinte: Palavra oriunda do verbo réveiller, que em francês significa “Despertar”.Olha só que legal.

Realmente um novo dia, um novo amanhecer é o despertar. O despertar de um novo dia, de um novo ano, com novas perspectivas, sonhos, idéias, promessas e mais um montão de coisas...

Mas aí fiquei com vontade de saber qual o significado da palavra “despertar”. Fui ao Google novamente e ele me disse que esta palavra tem os seguintes significados: “Acordar, tirar do sono.Provocar, excitar: despertar um desejo.Fazer sair do estado de desânimo ou inércia”. Muito bacana saber o significado de palavras que já sabemos seu significado.

Agora quando uma pessoa me perguntar o que vou fazer no reveillon eu já sei o que falar com ela. “Vou acordar, despertar meus desejos, vou sair da inércia que o ano velho me deixou”. Eu sei que ela não vai compreender mas, quem mandou ela não entender as palavras que diz?

Imagine só; quantas palavras nós falamos por dia, que ouvimos sempre, mas que às vezes, não compreendemos o seu verdadeiro significado? Pense um pouco. Pense em uma palavra. Corra ao dicionário ou ao Google mesmo e saiba realmente o seu sentido. Você vai se surpreender. Palavras que estão às nossas voltas, de dia, de noite, sempre, sempre. Como deve ser a verdadeira definição de trabalho, cansaço, carinho, esposa, filho, amor?

Pense nisso. Eu sei que meu Reveillon, ou meu despertar, vai ser muito bom, porque eu quero não só dizer todas as palavras que digo sempre, mas quero também saber seus verdadeiros significados.

Então , neste novo ano que entra, quero fazer apenas uma promessa; compreender mais as palavras que conhecemos e poder saber falar exatamente aquilo que sei.

Bom despertar para você também!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal


O fim do ano chegou rápido. Tão rápido que tem amigo meu acabando de pagar as contas que ele fez no natal passado. E claro, já está fazendo outros carnês para este ano. Mas com todo este reboliço, muitos se esquecem do verdadeiro espírito natalino. Não é só trocar presentes, rodar os shoppings ou fazer amigo oculto.
O natal é bem mais que isso. O nascimento do menino Jesus teria que ser mais lembrado. Mas sei que existem pessoas que, imbuídas nesse espírito, lembram seu nascimento, ensinam aos mais novos e comemoram da maneira que deve ser comemorado.
Temos que entender que o maior presente são nossas vidas e que é tempo de renascimento, vida e amor! É muito bom olharmos para trás e vermos que vencemos mais um ano. Que bom foi passar mais trezentos e tantos dias e que estamos aqui, de pé, olhando, andando, comendo, rindo, chorando...
Vamos fazer um balanço e uma reflexão de tudo isto. Deus tem um plano e que está sendo cumprido. E você está seguindo, mesmo sem saber, ou até, de vez em quando, achando ruim, reclamando ou simplesmente, sendo indiferente ao que te acontece. Não vamos questionar os desígnios que a nós foram dados.
Vamos agradecer ao Senhor pelas nossas vidas, pela nossa saúde, nossa família, nossos empregos e pelos amigos que temos. Que o ano que entra a gente possa ter tudo isso e também dicernimento, luz e justiça para não cometermos erros com quem está à nossa volta! Que Deus, o Grande Arquiteto do Universo, ilumine e abençoe a todos!

Feliz Natal e próspero ano novo!

Preciosa



Não me canso de olhar sua foto. Você no retrato parece mais menina. Isso mesmo! É a menininha do tio. Com apenas poucos meses de idade já tomou os nossos corações como se fosse gente adulta.
Tomou conta de nossas vidas e do nosso dia a dia. Vejo uma criança lembro de você. Passo em frente a uma loja de brinquedos, imagino você me pedindo algum deles, dizendo que é a “Casa da Barbie mais bonita que já viu”! E meu coração amolece. E quando vem a minha mente a música da Galinha Pintadinha? De quem lembro? Da minha pequenina com as sobrancelhas suspensas tentando não perder nenhum momento da apresentação do vídeo.
Ah! Se eu pudesse ficar o tempo todo colado em você. Se eu conseguisse medir o amor que sinto, talvez a medida fosse tão exagerada, mas tão exagerada que poderíamos ficar imaginando situações totalmente absurdas como por exemplo; Grãos de areia da praia, estrelas do céu ou pinguinhos da chuva...
Maria Júlia. Tenho certeza que estas palavras não saem das bocas dos avós, dos titios e primos. Menina precoce, já está com dentinhos apontando. Fico imaginando seus passos daqui uns dias. Corridas pela casa, pelo sítio, puxadas no rabo da Nina e risadas deliciosas das minhas gracinhas. Muitas alegrias ainda virão de você, mais peraltices, coisas que meu pai não suportaria que eu fizesse, mas que você tem licença para fazê-las com permissão honorável concedida pelo próprio dono do nariz torcido...
Branquelinha do titio! Coisa fofa do padrinho! Faça o que quiser comigo, mas com uma condição: Continue enchendo nossos corações com toda essa luz que vem de você, do seu rostinho expressivo e do seu sorriso que, como diz a música, “prende, inebria, entontece”.

É o Titio!!!